Fatos do Transporte Publico no Brasil.
Texto de Rafael Oliveira.
Como todos sabem eu sou uma pessoa que se interessa grandemente e deseja desenvolver grandes planos sobre Infra-estrutura. Como um Democrata de sangue.
E eu percebi claramente o desenvolvimento do Transporte Rodoviário no Rio de Janeiro. Embora ainda tenha alguns defeitos, mas com certeza não é mais o mesmo que alguns anos atrás.
Começando pelos ônibus que são em minha opinião o mais próximo de um primeiro mundo em nosso país. Que eu também tenho que elogiar o transporte rodoviário na cidade de Curitiba que inclusive é uma cidade mais que agradável, é em minha opinião a verdadeira mini-europa brasileira.
Foto: Onibus da Viação 1001 sobre a Ponte Rio Niteroi (Rio de Janeiro)
Os novos trens da Supervia estão “arrebentando”
Os metrôs ainda precisam melhorar, mas a frota tem tido um considerável numero de crescimento e o interior está totalmente modificado. E até o exterior também está mais agradável.
Os clássicos táxis amarelos são mais que um transporte e sim um ponto turístico.
E não poderia deixar de falar das Barcas que vão a Niterói e também das vans.
Mas eu particularmente quando vejo as fotos dos anos clássicos do Rio de Janeiro eu acho um certo charme aqueles bondinhos e eu investiria no retorno de bondinhos (só que mais modernos) nas grandes avenidas do Rio de Janeiro, principalmente a Rua Conde do Bofim e a Avenida Rio Branco. Pois realmente estão meio caidinhos aqueles bondinhos
Foto: Bondinho em Zagreb (não sei se é o mesmo nome em português), capital da Croacia
Mas eu não criei esse post unicamente para falar sobre o transporte do Rio de Janeiro. Mas sim do transporte no Brasil.
Um exemplo é a cidade de São Paulo que a macrocefalia urbana simplesmente arrasou todos os transportes públicos. O Metrô não suporta nem 20% dos usuários, até mesmo em horários de jornada. Os ônibus mais que lotados e estradas com quilométricos engarrafamentos. Tanto que o transporte de táxis aéreos está em forte crescimento na cidade, na tentativa de sair do asfalto que está o caos do transporte.
Foto de Washington Fagner sobre o Centro de Brasilia
Aqui em Brasília (Na Capital Federal) o transporte publico é um caos, simplesmente o pior do país.
Os ônibus são os mesmos (forma literal) dos mesmos que eram usados a 10 anos no Rio de Janeiro (repetindo que isso é de forma literal). As fotos abaixo foram batidas por mim em um ônibus que segue a trajetória Guará (bairro que tem o metro quadrado mais caro do DF) para o bairro de Taguatinga (O bairro que possui maior fatia do comercio do DF). Onde os bancos eram simplesmente duros, barulhento, com o chão sujo e em péssimas condições, inclusive aquela cordinha da Parada Solicitada não estava funcionando e nem se quer os sensores de pedido de parada, o motorista ainda nem se quer respeitou a minha descida e só percebeu que eu queria sair a duas paradas após a que eu solicitei. E ainda acredita que eu paguei ainda R$3,00 pela tarifa dessa transporte? E eu tive que pegar um Táxi para voltar aonde eu queria? E que ainda está previsto aumento de 30% na Tarifa esse ano?
O Metrô é um sistema de transporte inovador na capital federal, quando veio realmente eu era um utilizador assíduo, principalmente pelo fato do transito difícil da cidade, eu deixava meu carro na estação e ia até o centro de Taguatinga através do metrô, hoje está nessas condições:
Porém o maior caos da cidade são as vans (aqui chamadas de lotação) que ultrapassa as leis da física onde lá sim tem mais de uma pessoa ocupando o mesmo lugar, além da falta de educação dos motoristas que quando estão no engarrafamento sobem e dirigem sobre a calçada.
Eu o digo agora: Se está nessas situações a capital federal, imagine o resto do país. Mais uma vez o governo se declara que está nem aí com o povo e pensam simplesmente: “Não sou eu que uso o transporte publico, o importante é que paguem seus impostos".
Texto escrito e publicado por Rafael Oliveira, 27 de maio de 2008
Fotos de Rafael Oliveira e Geocities.com/Rio.Tour
Todos os Direitos Reservados