Iniciativa Privada poderá ajudar na manutenção e dar prêmios a professores de colégios estaduais do Rio de Janeiro


Seguido exemplo já de algumas cidades da Europa, um decreto publicado no Diário Oficial plança um programa para que pessoas e empresas possam adotar escolas da rede estadual de ensino.
Além de colaboração em pontos como infra-estrutura e manutenção dos colégios, o texto também prevê a possibilidade de "pagamento de prêmios aos servidores das unidades, após avaliação de desempenho". Segundo a Secretaria de Educação, já há 12 unidades na capital com projetos de parceria aprovados. A intenção é que, até o fim do ano, pelo menos cinco já estejam implementados.
De acordo com Regina Chalub, gerente administrativa de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação, como experiência para o projeto foram escolhidas 40 escolas na capital, em regiões com empresários interessados na adoção. Do total, 35 demonstraram interesse pela iniciativa e começaram a receber visitas de representantes de empresas. Em 12 colégios, a parceria foi fechada. Há tanto escolas de bairros da Zona Sul, como Copacabana e Jardim Botânico, como da Zona Oeste, caso de Campo Grande e Santa Cruz. O decreto prevê a permissão de divulgação das ações adotadas, desde que não haja uso comercial ou eleitoral. Não há previsão de dedução fiscal.
Agora é esperar e ver se esse projeto dará certo...
Rafael Oliveira, Brasília, 29 de Outubro de 2008