RIO DE JANEIRO... CAMINHO A EDUCAÇÃO DE PRIMEIRO MUNDO

E um país que participou dessa guerra foi o Japão.
Apesar de derrotado, o Japão recebeu um tratamento especial por parte dos Estados Unidos. O objetivo norte-americano era transformar o Japão num importante pilar do capitalismo na Ásia. E o Japão foi sábio e usou o dinheiro no que traria o próprio crescimento...na Educação... E hoje é um dos maiores competidores dos EUA.
O Rio de Janeiro durante a história sempre teve uma posição de destaque na educação do país.
Segundo o ENEM, o Rio de Janeiro tem a melhor educação do país. Além de ter as três melhores escolas do país, possui 6 das 10 melhores. E as melhores escolas públicas do Brasil.
E esse ano o Rio de Janeiro está investindo mais forte na educação.
Construindo escolas técnicas e investindo nos servidores educacionais. E projetos da famosa lousa digital (clique aqui para ver uma foto da lousa digital)
Essa semana os educadores, alunos e pais de alunos da rede pública do Rio de Janeiro ganhou algumas grandes novidades...
Estudantes da rede estadual vão receber cartão que controlará presença e acesso à merenda
Os pais de alunos da rede estadual terão um aliado poderoso para acompanhar o rendimento de seus filhos: a tecnologia. No início do próximo ano letivo, em fevereiro, todas as escolas serão equipadas com um controle de presença na entrada da sala de aula e outro no refeitório. As informações serão compartilhadas entre a Secretaria estadual de Educação, as escolas, os pais e os alunos.O projeto "Rede de comunicação para integração escolar" prevê um cartão eletrônico para cada um dos 1,5 milhão de estudantes da rede estadual. Ao chegar à sala de aula, o aluno deverá confirmar sua presença, passando o cartão numa máquina. O professor, por sua vez, poderá aposentar o diário de classe, já que acompanhará a chamada por um computador, presente em toda a sala de aula e com acesso à internet.
Para a secretária estadual de Educação, Tereza Porto, a ampliação da informação sobre os estudantes ajudará a melhorar o aprendizado:
- Queremos conhecer melhor nossos alunos. Ter acesso a informações relevantes e ver as dificuldades que os levam a faltar as aulas. O objetivo principal é melhorar o processo de aprendizagem e aumentar a relação com os pais e o ambiente escolar. Avisaremos o pai, caso o aluno falte dois dias seguidos, por exemplo.
Para agilizar a comunicação, serão cadastrados os celulares e e-mails dos estudantes e de seus responsáveis. Os dados de quem está se matriculando nas escolas estaduais já estão sendo coletados. Para os demais alunos, o cadastro começará em fevereiro.
Estudantes e professores terão um e-mail da Secretaria de Educação para se comunicarem mais facilmente. Será criado também um site dedicado exclusivamente aos alunos: o "Conexão Aluno".
- Queremos criar um canal de mão dupla, onde os pais e professores vão poder entrar em contato com a secretaria, professores e diretores. Vamos trabalhar com os alunos para melhorar o ensino e o desempenho deles - disse o subsecretário de Gestão de Recursos e Infra-Estrutura, Júlio da Hora.
Apesar da inovação, Tereza Porto ressalta que o professor continuará tendo papel de destaque em sala de aula:
- A tecnologia é importante para oferecer ao professor ferramentas modernas para aproximá-lo dos alunos.
Foi publicado no Diário Oficial aviso da licitação para escolha da empresa que desenvolverá o programa que formará o banco de dados.
A pré-matrícula poderá ser feita a partir do dia 15 de outubro pela internet.
Renovação é automática para os alunos que já estudam na rede estadual.
A confirmação da matrícula dos novos alunos da rede estadual de ensino do Rio será feita através de mensagens pelo celular e por e-mail. Os alunos que não têm celular e e-mail não precisam ficar preocupados. A Secretaria estadual de Educação também vai enviar, se for necessário, carta à casa do estudante confirmando a matrícula.
Neste ano, os alunos que vão ingressar no 6º ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental, no 1º ano do ensino médio, no 1º ano do ensino normal e nas 1ª e 6ª fases da educação de jovens e adultos (EJA) poderão fazer a pré-matrícula no site www. matriculafacil.rj.gov.br , de 15 de outubro a 21 de dezembro. O serviço funcionará 24 horas por dia, inclusive nos feriados e finais de semana.
A matrícula para as demais séries deverá ser feita diretamente nas próprias unidades escolares, no período de 03 a 07 de dezembro de 2008. Os interessados deverão se inscrever em apenas um único colégio. A renovação das matrículas dos alunos, que já estudam na rede estadual, acontecerá de 30 de outubro a 07 de novembro de 2008, automaticamente.
Nas unidades escolares onde não houver continuidade de estudos, os alunos concluintes do 5º e 9º anos de escolaridade do ensino fundamental, bem como os das fases V e IX - ensino fundamental/educação de jovens e adultos (EJA) deverão participar da pré-matrícula Informatizada.
O aluno que fizer a pré-matrícula pela internet irá preencher o formulário de inscrição citando as cinco escolas de preferência, além de fornecer dados como identidade, turno desejado e declarar se é portador de alguma deficiência física ou mental.
Entre os dias 2 e 13 de janeiro, a rede estadual de ensino irá enviar aos novos alunos a confirmação da matrícula via mensagem pelo celular, e-mail e carta. O resultado também estará disponível no próprio site que o estudante se inscreveu.
Quem não tem internet em casa poderá fazer a inscrição em um dos 59 pontos da internet comunitária gratuita do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Proderj), distribuídas em 40 municípios do Rio de Janeiro.