Nova secretária de Educação reafirma fim da aprovação automática

Eduardo Paes escolhe Secretária de Educação e ela confirma que irá terminar com a aprovação automática.

http://tbn0.google.com/images?q=tbn:gWv202-ZPSwkDM:http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/claudia_costin_galeria230x330.jpg

O novo prefeito Eduardo Paes anunciou hoje que a nova secretária Municipal de Educação será Cláudia Maria Costin, Costin foi secretária Estadual das Culturas de São Paulo no governo de Geraldo Alckmin, ministra da Administração Federal e Reforma do Estado no governo Fernando Henrique Cardoso, coodernou um setor do Banco Mundial e até agoraCláudia era vice-presidente da Fundação Victor Civita e professora do Ibemec. Mas se sentiu honrada em ser do elenco da cidade.

Durante apresentação, Cláudia Costin reafirmou a promessa de Paes de triplicar o número de creches para crianças até três anos de idade e acabar com a aprovação automática. A nova secretária explicou que manterá o sistema de ciclos já existente, mas implantará o reforço escolar já no início do ano letivo. Para ela, o maior desafio da gestão será o aprendizado dos alunos.

- Não é possível que o Rio de Janeiro, com o maior número de mestres e doutores, não consiga alcançar um Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) compatível com os países desenvolvidos. Não há razão para isso - afirmou.

Costin citou como exemplos de educação bem sucedida a Finlândia e a Coréia e aproveitou para apresentar propostas inovadoras, como a de garantir no ato da matrícula o acesso a ficha de inscrição da biblioteca mais próxima da residência de cada aluno. Ela também questionou as aulas de informática na grade curricular e defendeu que seria mais eficiente que professores de todas as disciplinas usassem a informática no ensino diário.

Uma outra preucupação da secretária será a capacitação dos mestres e criar um projeto de capacitação junto com as universidades públicas, além de estudar o orçamento para que cada professor do munícipio tenha acesso a um computador pessoal.




Rafael Oliveira, Brasília, 9 de Novembro de 2008