Sistema que reúne dados sobre frequência e merenda escolar começa a funcionar no estado do Rio de Janeiro

E esse novo ano letivo inicia também com o pé direito a favor da tecnologia.
Como é o exemplo do Colégio Estadual Carmela Dutra, localizado no bairro da Madureira, Zona Oeste do Rio de Janeiro, que suporta cerca de 2.500 mil alunos, iniciaram o ano letivo tendo a tradicional chamada substituída por cartões eletrônicos. A tecnologia que serve além de registrar a presença em sala de aula, o cartão, que guarda dados pessoais do portador, serve também para marcar o consumo individual da merenda do refeitório, para que a Secretaria de Educação do estado tenha maior controle sobre quantas refeições são servidas por dia na escola.
Tereza Porto, a secretária de Educação Estadual do estado do Rio de Janeiro, que esteve no instituto para apresentar o projeto e garantiu que até maio os cerca de 1,5 milhão de alunos das 1.600 mil escolas estaduais já poderão contar com o novo sistema de comprovação de presença.
O cartão faz parte do projeto Conexão Educação e possibilita também que os professores, diretores e coordenadores pedagógicos lancem no sistema informações sobre o desempenho e notas dos alunos em cada disciplina e compartilhem os dados.
O cartão também possui internamente informações de notas, endereço de moradia, além que no futuro servirá também para o uso de transporte público para os estudantes. E caso os alunos faltem três dias consecutivos, os pais receberão pelo celular uma notificação.Educação e Tecnologia andam juntas no Rio de Janeiro...
Texto escrito e editado por Rafael Oliveira, Brasília, 10 de Fevereiro de 2009
Baseado em Informações de O GLOBO
Foto do colégio de Aplicação da UERJ
Baseado em Informações de O GLOBO
Foto do colégio de Aplicação da UERJ