
Para os frequentadores e pacientes da rede estadual de saúde do Rio em breve uma boa surpresa: Os oito hospitais de emergência da Secretaria de Saúde e Defesa Civil estão sendo informatizados com um sistema que faz a interligação das unidades da rede.
O que isso significa? Fácil.. Resumindo, o histórico médico dos pacientes irão ficar em um sistema virtual, no qual todos os hospitais terão acesso a esse histórico médico individual nos computadores de cada hospital do Sistema Único de Saúde (SUS). Após a informatização, também será possível fazer o acompanhamento da fila de espera das unidades e a gestão de leitos disponíveis.
Este processo de informatização ainda será para a marcação de consultas, urgências, emergências, internação, centros de cirurgia, UTIs, CTIs, prontuários eletrônicos e laboratórios de patologias e imagem.
Este programa também irá unificar as emergência da rede estadual e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), e mais no futuro haverá uma conexão nos hospitais da prefeitura do Rio e das demais cidades. E até um dia para os hospitais federais no estado.
Foto: Hospital Público em Laranjeiras (HSE), Rio de Janeiro