Jaime Lerner dá idéias para melhorar trânsito de Niterói

Mas este POST não é apenas para os moradores de Niterói, mas vale também para a população de São Gonçalo e até mesmo para a capital.
O grande urbanista Jaime Lerner, considerado o melhor do Brasil na atualidade, criou uma solução através de ligações marítimas entre São Gonçalo/Praça Quinze e Charitas/Botafogo para a melhoria do sistema de trânsito e transportes de Niterói e São Gonçalo. Porém esta idéia, ainda é apenas um projeto, mas que já foi apresentado ao prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira.
Vale lembrar que Lerner foi quem modernizou o sistema de transportes de Curitiba, sendo Curitiba considerada a cidade com melhor sistema coletivo e de transportes do Brasil.
Em Niterói, Lerner sugere a redução da frota de ônibus, mas no lugar entraria um sistema diferente do atual, o qual ligaria também através de uma integração entre: Centro, Charitas, Piratininga, Caramujo e Pendotiba.
- A idéia é que o ônibus operem como metrô. É uma solução extraordinária e pé no chão para Niterói, que terá um transporte público e eficiente. Se observamos o que acontece em Veneza, podemos observar que as ligações marítimas pela Baía de Guanabara não são projetos fantasiosos - disse o arquiteto.
As obras custariam R$ 100 milhões, mas também prevê a construção de dois mergulhões em vias próximas à ponte Rio-Niterói, além de novas faixas, além da duplicação da Avenida do Contorno, que liga Niterói a São Gonçalo.
Segundo o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, estas obras estão em caráter urgente e também diminuirá o tempo de espera entre os ônibus em Niterói.
Foto de Icaraí e o Museu de Arte Conteporânea de Niterói