
Como já comentado há alguns dias, as obras do Metrô da Barra da Tijuca já se iniciaram no dia 20 de Março, o qual tem como projeto ligar o Jardim Oceânico (Barra) até a Gávea, e a Gávea até a Linha 1.
Agora vamos comentar em alguns detalhes da nova Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, que a anos era esperado por muitos cariocas e moradores.
O trajeto da Linha 4 vai alternar entre trechos subterrâneos e na superfície.
A primeira estação será na Avenida Armando Lombardi, entre o Barra Point e a Unimed. A partir deste ponto a linha será subterrânea até a Igreja São Francisco de Paula, onde nesta região o metrô passará a ser na superfície, seguindo por uma ponte de 350 metros sobre o Canal de Joatinga. O canal de Joatinga liga a Barra da Tijuca (Zona Oeste) a São Conrado (Zona Sul). Esta ponte ficará a 15 metros do nível do mar e terá vista para a Estrada da Barra e a Avenida Armando Lombardi.
Logo depois o trajeto passa pela Floresta da Tijuca, o qual este trecho será totalmente subterrâneo. Um muro de proteção em torno da floresta será erguido para evitar a expansão de favelas e a destruição ambiental. As demais estações serão subterrâneas.