Rio ganha 1º laboratório de fabricação de nanocomponentes


Rio de Janeiro ganha moderno laboratório de fabricação de nanocomponentes

http://www.cbpf.br/~gilvan/cbpf_pic.jpg

O Rio de Janeiro mais uma vez segue a frente como estado de inteligência e modernidade. Dessa vez o Estado ganhou o Labnano, primeiro laboratório de nanociência e nanotecnologia do estado, que estará à disposição de pesquisadores de todo o país.

O laboratório faz parte do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia).

São Paulo também conta com um laboratório dedicado à nanociência, porém é voltado à microscopia eletrônica. O Rio de Janeiro será o primeiro que fabricará nanocomponentes.
"Vai ter facilidades e equipamentos que vão permitir a pesquisadores brasileiros projetar e construir estruturas com dimensões nanométricas, que poderão ser dispositivos, circuitos eletrônicos. É uma facilidade experimental, não havia nenhuma desse tipo instalada no país até o momento".
A equipe de pesquisadores serão José d'Albuquerque e Castro (UFRJ), José Soares (UERJ), Fernando Lázaro Freire Jr. (PUC-Rio), Marcelo Prado (IME), Roberto Bechara Muniz (UFF), Edson Passamani (UFES).

O Labnano dará maior competividade à área científica brasileira, tanto do ponto de vista da ciência básica, como da ciência aplicada e da inovação. Os investimentos foram de R$ 8 milhões e fica localizado na Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, zona sul do Rio de Janeiro.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 12 de Dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.