UPP quase zera roubos na favela Cidade de Deus
Eu lembro que as pessoas ficavam com certo terror quando tinham necessidade de sair da Barra da Tijuca em direção a grande zona oeste, precisando passar pelo meio da favela Cidade de Deus. Muitos, as vezes, preferiam dar a volta - por um caminho muito maior - temendo os assaltos e tiroteios na região. Mas agora a famosa favela, que até gerou um filme, conta com outra realidade.
A Cidade de Deus era uma das favelas mais violentas da cidade, mas foi pacificada pela polícia há quase dois anos e a região se tornou símbolo de segurança. Aqueles que passam pela região sentem-se seguros até mesmo a noite, esses não ouvem mais os tiroteios que causavam terror, além da queda visível da violência.
Os roubos de veículos na região caíram a quase zero: passaram de 78, em 2008, para apenas quatro, em 2010 - uma redução de 94,87%. Os homicídios cairam mais de 86%,s já os roubos a coletivos diminuíram 81,45%. Porém a favela é entra as pacificadas que demonstra mais resistência para o fim do comércio de drogas.
Outras comunidades, como Borel, na Tijuca, e Tabajaras e Cabritos, em Copacabana, também contaram com casos semelhantes. EM apenas quatro meses de ocupação da polícia, a violência da região já caiu. Os roubos a veículos caíram 41,66%; e os roubos a transeuntes, 25,49%. Ao se comparar o total de roubos em 2009 com o de 2010, percebe-se uma queda de 39,55%. Os autos de resistência caíram 66,66%.
Mais uma vez vemos o sucesso da pacificação de favelas.
Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 30 de Abril de 2011
Foto: cidade de deus, zona oeste do RJ