Mais noticias do Autodromo de Deodoro

Rio de Janeiro ganhará novo autódromo até o fim de 2012

http://odia.terra.com.br/portal/ataque/fotos/11/05/22_novo_autodromo_div_575.jpg

O Autódromo de Jacarepaguá faz parte da história do automobilismo brasileiro e do mundo. Inaugurado em 1978, sediou as provas de Fórmula 1 (GP do Brasil) até 1989, com vitórias de Alain Prost, Nigel Mansell, Nelson Piquet e Carlos Reutemann. Em 1989, Ayrton Senna conseguiu a volta mais rápida. Depois disso também houve corridas de Stock Car nesse mesmo local.

Mas depois de 1989, o Governo Federal desvalorizou o nosso autódromo, mandando as corridas para São Paulo. A política fluminense também não deu muito apoio a nossa arena automobilistica, hoje em estado de abandono, alvo de críticas de muitos profissionais e esportistas ligados ao automobilismo, o Autódromo Internacional Nelson Piquet agora só serve para formação de pilotos.

A Prefeitura diminuiu o Autódromo para construir a Arena Olímpica, o Velódromo da Barra e o Parque Aquático Maria Lenk, todos esses utilizados para o Pan-Americano de 2007. Também há reclamações pela falta de um kart e os poucos investimentos.

O Complexo Esportivo Cidade dos Esportes será expandido sobre o autódromo de Jacarepaguá para as Olimpíadas de 2016, dando o fim ao autódromo de glórias da Cidade Maravilhosa.

Porém o Rio de Janeiro ganhará um novo autódromo até o fim do próximo ano. A previsão é do secretário Municipal de Esporte e Lazer do Rio, Romário Galvão Maia. A Prefeitura se comprometeu a construir um novo circuito, também na Zona Oeste da cidade, dessa vez no bairro de Deodoro, também bairro onde haverá arenas para as Olimpíadas de 2016.

A análise da Fundação Getulio Vargas para a execução do projeto já foi concluída e a licitação deve ser feita nas próximas semanas, segundo o Ministério do Esporte. O investimento será de R$ 150 milhões. O projeto deverá ficar pronto até o final de 2012, mas muitos especialistas não tem muita fé nessa proposta, acreditando em um atraso ou até a finalização do projeto.

Mas a nova juventude de pilotos brasileiros torce para o projeto sair do papel.
"O automobilismo carioca foi perdendo espaço e se estagnou. Se Deodoro sair, o Rio vai se tornar de novo o berço do automobilismo brasileiro", prevê Luir Miranda.
O secretário de Esporte e Lazer garante que o autódromo será construído, mas não promete que a estrutura poderá ser usada antes do início de 2013.
"É parte da responsabilidade da Carta Olímpica. É um compromisso assumido com o COI (Comitê Olímpico Internacional)", afirma.
O Ministério do Esporte, responsável pela contratação da obra, informou que o novo autódromo será de nível internacional e poderá receber todos os tipos de provas, inclusive a Fórmula 1.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 22 de Maio de 2011