Maracanã será exemplo mundial em ecologia

Maracanã vai se tornar exemplo de estádio ecologicamente correto


O Rio de Janeiro será a capital dos olhos do mundo durante essa década, com seus mega eventos. Enquanto o Maracanã será um dos símbolos dessa década, preparando-se para ser o principal palco da Copa do Mundo de 2014 e também referência em sustentabilidade.

Há pouco tempo publicamos aqui um projeto de um Maracanã mais moderno. O projeto também conta com a reforma e modernização por inteiro do Templo do Futebol, que ficará pronto em dezembro de 2012.

O Maracanã também será um patrimônio ambiental, com soluções para a economia de recursos naturais, como água e energia elétrica e melhorias são baseadas no sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design), do Green Building Council Brasil. Assim, o Maracanã será um estádio “verde” incluindo a diminuição nas emissões de CO2, que causam o efeito estufa.

Uma das metas é reduzir o consumo de água em 30%, através da captação de água de chuva, que irá assegurar a diminuição de 50% no uso para irrigação do gramado. A Secretaria de Obras prevê ainda a economia de 8% da energia elétrica, mesmo com o estádio que receberá um moderno sistema de iluminação com lâmpadas de led em 23.500 luminárias, econômicas, de baixa manutenção e elevada vida útil.