Niterói lidera lista brasileira da riqueza, segundo FGV
Mais uma vez uma cidade do Estado do Rio de Janeiro lidera a lista de riqueza do país, dessa vez é Niterói. A Fundação Getulio Vargas (FGV) elaborou um ranking das classes econômicas das diferentes cidades do país, com base nos dados do censo demográfico de 2010, ou seja a lista mais oficial que pode haver no Brasil nos próximos 10 anos.
Segundo a FGV, entre os municípios mais ricos do país, Niterói aparece em primeiro lugar, com 30,7% de sua população inserida na classe A, desbancando cidades como São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e outras. Quando são consideradas as classes A e B, juntas, Niterói aparece novamente na liderança, com 42,9% de sua população total situada dentro dessas duas faixas de renda.
- Niterói, assim como as outras cidades que lideram esse ranking, já mostravam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado - explicou a Fundação.
Quando se olha apenas a classe A, Niterói está na frente de Florianópolis (27,7%), Vitória (26,%) São Caetano do Sul (26,5%), Porto Alegre (25,3%) e Brasília (24,3%). A cidade do Rio de Janeiro aparece em 14º colocado entre as cidades com maior contingente de ricos com 19,23%, bem a frente de São Paulo que ocupa a 17ª Posição com 17,7%.