Rio de Janeiro ganhará novo museu de tecnologia no Forte de Copacabana
O Rio de Janeiro, capital turística da América Latina, ganhará um novo ponto cultural e turístico. Trata-se do projeto de criação do Espaço Cultural Marechal Rondon, que será construído dentro do Forte de Copacabana, local visitado por mais de 1 milhão de pessoas por ano.
O espaço levará esse nome em homenagem ao patrono das comunicações e funcionará associado ao Museu Tecnológico das Comunicações, mostrando a evolução dos recursos multimídia.
O espaço será uma parceria do Exército brasileiro, por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural, com a Associação Brasileira de Telecomunicações (ABTelecom).Atualmente, o Forte de Copacabana é um dos três pontos mais visitados do Rio de Janeiro, como um grande centro de exposição.
O centro cultural deverá ser inaugurado em 5 de maio de 2012, o mesmo dia do nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), data que também é comemorado o Dia das Comunicações no Brasil.
Os investimentos serão de até R$ 1,5 milhão, captados pela Lei Rouanet de Incentivo Cultural. Vale lembrar que o Museu servirá também para revelar a integração dos índios brasileiros aos brancos e para a expansão das fronteiras do país.