Campanha para que macaco muriqui seja o mascote dos Jogos Olímpicos de 2016 será lançada no fim de Outubro
Um dos maiores preconceitos que o brasileiro sofre no exterior é o fato de ser chamado de "macaco", por questões diversas. Até o ator Silvester Stallone abusou dessa piada de mal gosto.
Há agora um movimento para que o macaco muriqui se torne o mascote das Olimpíadas de 2016. O Muriqui é o maior primata das Américas e está em extinção, contando com apenas 1300 desses na natureza. A ideia recebe o apoio do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, que acredita que a escolha do animal para mascote chamará a atenção do público. Já especialistas acreditam que a escolha poderá aumentar o preconceito contra os brasileiros no exterior. Será que isso influenciaria? Ou a conscientização desse animal em extinção vale mais alto?
Eu particularmente apoio a escolha de uma ave, ou uma junção de cada animal de um espaço físico: Terrestre (Onça pintada), aquático (um boto) e um aéreo (Tucano, Papagaio ou Arara). Já para a Copa do Mundo seria melhor algo mais criativo, assim com o Cauê foi para o Pan-Americano, simbolizando a cidade que há sol o ano todo, das mais belas praias.
Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 06 de Outubro de 2011