O Futuro chega nos postos de gasolinas do RJ


Posto do Futuro tem painéis solares, tecnologia de reconhecimento e banheiro autolimpante


A Petrobrás e a Intel se uniram para criar o conceito tecnológico do Posto do Futuro, inaugurado nesta terça-feira no Rio de Janeiro. A ideia foi adotar soluções ecológicas e sustentabilidade no local. A borda do teto pode parecer um pouco estranha, mas são painéis solares, um recurso que será usado para carregar veículos elétricos e aquecer água para lavagem de carros.

Isso mesmo. Carros elétricos pode ser uma tecnologia ainda longe dos brasileiros, mas o Rio de Janeiro já está se preparando para essa inovação, da mesma forma que o Rio de Janeiro foi a primeira cidade do Brasil a contar com rede elétrica. Enquanto isso, o Posto do Futuro poderá recarregar bicicletas e scooters elétricas.

O sistema de carga elétrica ainda é lenta, mas o preço vale a pena (sistema de carga lenta, de até 3 horas, preço sugerido: R$ 5 a carga), chegando a R$ 30  para recarregar um carro em 30 minutos, com tecnologia fornecida pela GE.

Ao encostar o carro, o posto pode identificar o cliente de duas maneiras: com leitura óptica (OCR) da placa ou por uma tag RFID para identificação. Após a leitura dos dados, você poderá ser saudado pelo nome e pelos dados do veículo. A tela ainda indica lubrificantes e pode dizer se você precisa trocar o óleo, mas também mostra publicidades e conteúdo direcionado ao motorista.

O posto também não terá aquele cheiro de gasolina (graças a um filtro usado nas mangueiras de combustível). Enquanto espera a troca de óleo, o cliente pode pegar emprestado um tablet Cius, da Cisco, para navegar na web e passar o tempo.

No posto também há um o totem gigante de informações no meio da loja, com tela sensível ao toque, para que o cliente possa traçar rotas (para imprimir, mandar para o email ou apenas visualizar antes de voltar ao carro).Em breve o totem usará a tecnologia do kinect para que nem seja mais necessário tocar na tela, apenas por movimento corporal (assim como no filme Minority Report). 

Outra novidade será o banheiro autolimpante, uma tecnologia que fará o banheiro ser completamente lavado após cada uso, permanecendo constantemente limpo.

Isso tudo fica em um único lugar, exclusivo no Rio de Janeiro, a cidade mais futurística do Brasil. O Posto do Futuro fica na Av. das Américas, 3757, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.






Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 13 de Dezembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.