UPPs reduziram homicídios em 38 bairros
O projeto de Unidades de Polícia Pacificadora já está em vigor há três anos, pouco tempo ao considerar o tempo de existência da cidade, mas com resultados que tem mudado o Rio em números impressionantes.
O jornal O GLOBO fez um levantamento sobre o impacto de 17 UPPs nos indicadores de criminalidade de 38 bairros da cidade. O levantamento teve como base as estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP).
Segundo O GLOBO, já é possível dizer que o fim dos tiroteios e do controle do tráfico nas favelas cariocas - das zonas Sul, Norte e Oeste - representaram uma queda média de 50% no total de homicídios. Ou seja, 270 vidas foram salvas nesse período: O número de roubos já caiu em 11 mil ao se comparar os índices anteriores.
Nas delegacias próximas as UPPs, os casos registrados caíram pela metade. Os latrocínios caíram 40%; os roubos de veículos, 46%; assaltos a lojas, 21%; a residências, 38%; a bancos, 86%; a coletivos, 27%; e a transeuntes, 21%. Há áreas em que esses números são ainda maiores.
A promessa que até 2020, possamos ter um novo Rio de Janeiro, onde as marcas da violência serão amenizadas e possamos ter uma cidade segura para a futura juventude.
Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 05 de Dezembro de 2011