Universidade de Columbia ganhará sede no Rio de Janeiro ainda esse ano
O Rio de Janeiro é o espelho do Brasil no exterior, sendo a capital sul-americana tanto no novo cenário econômico mundial, além dos setores: Intelectual, produtivo e estrutual para novos investimentos. Sendo a primeira cidade sul-americana a ter capacidade para sediar as Olimpíadas e a única cidade brasileira a ter o mais importante selo econômico internacional. Além de ter as melhores escolas e universidades do país.
O advogado americano Lee Carroll Bollinger, presidente da Universidade de Columbia, uma das mais importantes nos EUA, chega nesta quarta-feira ao Brasil para anunciar a instalação de um Centro Global da instituição no Rio de Janeiro — uma espécie de polo de desenvolvimento de pesquisas e intercâmbio na área educacional. Esse será a oitava sede da universidade no mundo. A sede ficará localizada no prédio da Associação Comercial do Rio, no Centro da capital fluminense. A inauguração acontecerá até novembro desse ano.
A vinda do Centro Global da Columbia para o Rio de Janeiro foi viabilizada através de reuniões entre a instituição com sede mundial em Nova York, a Associação Comercial e a prefeitura do Rio de Janeiro, através da Rio Negócios, agência de promoção de investimentos do município. O projeto será essencial para o Rio ser visto mundialmente como um ambiente acadêmico global.
— É o primeiro passo para a cidade globalizar o seu ambiente acadêmico. E a etapa inicial, que pode trazer um dia grandes universidades do exterior para o Rio, como já existe, por exemplo, uma escola de Harvard na China — afirmou Haddad, acrescentando que a IMD, escola de negócios da Suíça (considerada a mais conceituada do mundo) também está montando uma base no Rio de Janeiro.
Alguns alunos notáveis da Universidade de Columbia são: Barack Obama, Roosevelt, Warren Buffet e Samuem Robson Walton.
Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 21 de Março de 2012