Revitalização da Zona Portuária traz boom ao mercado imobiliário
O Rio finalmente começou, mesmo de forma extremamente lenta, a seguir o exemplo de Zurique e mudar a cara do subúrbio da cidade. O lugar que era visto como o espaço mais abandonado da cidade aos poucos se transforma em lustre da modernidade do futuro do Rio, um lugar que antes ninguém gostaria de morar, agora passa por grande transformação: A Zona Portuária.
A valorização imobiliária na Zona Portuária aumentou de 140% a 500% em uma década, dependendo da região. Segundo corretores, há locais (como próximo a Praça Mauá) que o metro quadrado comercial em prédios novos já alcançou o patamar de R$ 14 mil. Há dez anos, o mesmo metro quadrado valia R$ 3,5 mil.
A valorização não está apenas relacionado aos projetos do Porto Maravilha, mas também o crescimento dos setores de petróleo e gás e telecomunicações no Rio, sem contar a melhora na sensação de segurança na região, trazida pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
O Centro do Rio fica cada vez mais moderno e a Zona Portuária promete deixar a porta de entrada marítima da cidade ainda melhor a cada ano.
Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 01 de Julho de 2012