Complexos da Maré e Alemão ganharão espaços de lazer e economia
A Maré é um dos maiores complexos de favelas da cidade, enquanto não chega a pacificação na região, o local poderá se transformar em um polo de cultura, entretenimento e educação.
A região ganhará em breve o Centro Universitário da Maré. Os cursos (Comunicação, Artes Visuais, Antropologia, Direito, Língua Espanhola,
Informática e Ciência da Informação) durarão 4 anos e iniciarão em 2015.
A região também ganhará encontros, oficinas e espaços relacionados a arte. Há iniciativas para o local receber o Centro de Artes da Maré, com cinema, teatro, dança e outras atividades. Assim que a favela for pacificada, espera-se que aumenta-se os investimentos na região.
A ideia é usar a arte e o entretenimento a favor do desenvolvimento, renovação e revitalização, assim como ocorreu na Lapa que virou
pólo econômico.
— A ideia é que a Avenida Brasil se torne um espaço de encontro, não só de passagem.
Outra favela que receberá um investimento similar será o Complexo do Alemão que receberá, ainda em 2013, o primeiro shopping do Brasil em uma favela. Cerca de 60% das lojas serão franquias sociais (ou seja, de sócios da própria favela). O objetivo que todos os lojistas das 500 lojas sejam da comunidade, gerando empregos e melhorando a infraestrutura do conjunto de favelas.
Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 17 de Março de 2013