Projeto de Lei pretende retirar Barra e Jacarepaguá como bairros da Zona Oeste
(Blog do Rafael Oliveira - 15 de Agosto de 2016) Apesar das diferenças geográficas e estruturais, os bairros de Jacarepaguá e Barra fazem parte da zona oeste do Rio de Janeiro, mas não por muito tempo de se depender dos vereadores do município. O projeto de Lei Nº 1369/2015 do vereador Marcelino D'Almeida (PMDB) retira os dois bairros citados da Zona Oeste.
O projeto já aprovado em Primeira Discussão tem como finalidade, na opinião do vereador, a consolidação da "delimitação de abrangência da área denominada de Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro“ e “tem
por finalidade resgatar os bairros que compõem a abrangência da
Subprefeitura da Zona Oeste, como os únicos que delimitam
verdadeiramente essa região da Cidade, para que não mais se faça a
confusão de dizer que os bairros da Barra da Tijuca e Jacarepaguá também
pertencem a região da Zona Oeste”.
A ideia do vereador é desconcentrar os investimentos ligados a zona oeste apenas na Barra e Jacarepaguá, mas a zona oeste receber um olhar diferenciado além desses dois bairros.
O projeto não cita ainda para onde esses bairros iriam, mas possivelmente, segundo alguns jornais cariocas, será chamado de Zona Leste. Somando-se os bairros de Recreio dos Bandeirantes, Vila Valqueire e as vargens.
Essa não é a primeira vez que essa região sofre esse tipo de "crise de identidade". A região já passou plebiscito que decidiu se a região se tornaria uma cidade emancipada em 1988, além do Projeto de Lei 807/2010 que defendia a mudança do nome da região para Barra Olímpica. O próprio plano urbanístico lançado pelo arquiteto Lucio Costa em 1969, que nortearia o traçado da Barra da Tijuca atual, previa que a região, por sua localização, passasse a ser o Centro da cidade, enquanto o doutor Carlos Eduardo Nunes-Ferreira argumenta que a região está geograficamente na zona sul da cidade.