Nova saída para aliviar o trânsito na Ponte Rio-Niterói
(Blog do Rafael Oliveira - 19 de Setembro de 2018) Quem atravessa diariamente a ponte Rio-Niterói, principalmente em direção a Linha Vermelha, sabe que é um aventura em prol da paciência. A boa notícia que haverá uma nova via elevada de 2,5 quilômetros de extensão, saindo da Reta do Cais, na altura do pórtico 3, e seguindo a partir do Arsenal de Guerra até a via expressa, na altura do Parque Alegria.
As obras estão ainda bem no início, já que ainda estão acontecendo a demolição dos galpões do Exército, na altura do Caju, mas a previsão de conclusão será no segundo semestre de 2019. A expectativa é de 15 mil veículos por dia.
Serão duas novas faixas na saída da Ponte para a Avenida Brasil e seu entorno. Cerca de 20% do fluxo da Ponte em direção ao Rio entram na Linha Vermelha pela Brasil, segundo a Ecoponte.
Também foi planejada a Avenida Portuária, uma nova pista exclusiva para veículos de carga que seguem da Brasil para o Cais do Porto, prevista para 2020.
São R$ 450 milhões de investimentos. As obras são da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo Estadual. Segundo a Ecoponte, interdições no trânsito devem ocorrer apenas na fase final das obras.