Os partidos dos novos governadores do Brasil para 2019

(Blog do Rafael Oliveira - 30 de Outubro de 2018) Depois de 15 anos da chapa PT e PMDB no poder, o novo presidente, Jair Bolsonaro, enfrenta um país com a maior mudança eleitoral das últimas décadas.
Mesmo assim, o PT é o partido com maior número de governadores do país, porém apenas concentrado em estados do nordeste. Em seguida aparece o PSDB, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, dois a menos que em 2014, porém com uma população de 72 milhões de pessoas contra 30 milhões do PT.
A mesma situação será PSL e MDB, com três partidos cada. O PSL, partido do presidente Bolsonaro, não tinha governadores até a eleição, já o MDB tinha o maior número da última eleição, reduzindo de seis para três. O PSL passa a governar diretamente os estados de Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Enquanto o MDB governa Alagoas, Distrito Federal e Pará.
O PDT também sofreu perdas significativas: tinha três estados e passa a ter um (Amapá). Ao mesmo tempo, DEMOCRATAS (Goiás e Mato Grosso) e PSC (Rio de Janeiro e Amazonas) conquistaram dois governos. Já o Partido Novo agora comanda apenas o estado de Minas Gerais.
No total, Bolsonaro contará com 12 governadores que são seus aliados diretos e deve encontrar resistência apenas com alguns governadores do nordeste. Uma das pautas do novo presidente é o combate a violência e para isso, precisará ter um melhor diálogo com esses governadores, já que o Nordeste
![]() |
Clique na imagem para a mesma abrir em uma nova janela. |