Começa hoje o horário de verão 2018/19
(Blog do Rafael Oliveira) Quando der meia noite, o horário de verão estará começando. Amado por uns, odiado por outros, o horário de verão chegou mais tarde esse ano.
Os mais descontentes poderão comemorar, já que serão menos dias de sofrimento para esses, já que o horário de verão foi primeiramente empurrado a pedido do TSE por causa das eleições. O horário teria uns dias devido o ENEM, mas o Planalto voltou atrás em sua decisão.
O objetivo primordial do horário de verão é intensificar o uso da luz natural em relação à artificial. Quando os relógios são adiantados em uma hora, espera-se uma queda da concentração de consumo de energia no horário entre 18h e 21h, mas segundo o Ministério de Minas e Energia, esses dados precisam ser revistos, já que o sistema é eficaz apenas em regiões mais distantes da linha do Equador.
O próximo horário de verão terminará em 16 de fevereiro.
Como adaptar o organismo
As consequências da mudança de horário no organismo – que pode levar até sete dias para se adaptar – podem ir desde mal-estar, dificuldades para dormir, sonolência diurna e alterações de apetite. Confira dicas para diminuir o impacto:
- Durma com a janela aberta, para que a luminosidade natural ajude a despertar mais cedo.
- Mantenha os horários de refeição, independentemente da fome.
- Escureça os ambientes após o jantar.
- Procure manter horários fixos para dormir e acordar.
- Evite usar equipamentos eletrônicos antes de dormir.
- Aproveite as horas a mais de sol para fazer exercícios.