Vagas do Mais Médicos já estão quase completamente preenchidas


Ministério da Saúde informa que mais de 96% das vagas do Mais Médicos já foram preenchidas

Resultado de imagem para mais médicos

(Blog do Rafael Oliveira - 26 de Novembro de 2018) O PT lançou em 2013 o programa MAIS MÉDICOS para suprir a carência de médicos em certas cidades do interior do país. O governo Dilma, na época, acreditou que importar médicos de Cuba era melhor do que expandir o mercado universitário ou fazer programas de incentivo.

O acordo era que 70% do salário ficaria com o governo cubano e o restante com o próprio médico, ou seja, o médico ficava com R$ 2.900,00, segundo o jornal EL PAIS. Além de não ter a autorização de traze a sua família. O projeto não tinha apoio da AMB (Associação Médica Brasileira) e os diplomas não eram "legelizados" no país, concluindo que apesar dos médicos serem formados, mas no Brasil era promovido o exercício ilegal da medicina.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, sugeriu então oficializar esses diplomas, dar o direito ao salário integral aos médicos e o direito de morar com a sua família, seguindo o que deveria ser pregado pelos Direitos Humanos. Porém o governo cubano recusou o combinado e a mídia brasileira começou a massacrar o governo eleito por causar uma crise pública nas cidades mais pobres.

O governo então decidiu promover um edital que iria recompor esses médicos perdidos. O Ministério da Fazenda confirmou nessa noite (25 de Novembro) que foram preenchidas 96,6% das 8.517 vagas do Mais Médicos. Esses médicos deverão entregar até o dia 14 de Dezembro, os documentos exigidos já na cidade que deverão trabalhar. As inscrições seguem até o dia 07 de Dezembro.

Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde. Como há vagas em áreas distantes, será repassada ajuda de custo para o médico que solicitar.

O cubano que preferir ficar no Brasil, legalizar o seu diploma e continuar no Mais Médicos, terá essa liberdade concedida através de asilo pelo Governo Federal do Brasil.


ERRATA: O Ministério da Educação publicou novos números nesse dia 26 de Novembro e agora são 97,2% das vagas já preenchidas no momento dessa publicação. (15:30h no horário de Brasília)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.