Bolsonaro se torna oficialmente o presidente do Brasil


Jair Bolsonaro toma posse como Presidente do Brasil, recebe elogio de Trump e é recebido por chefes de governo

Resultado de imagem para bolsonaro parlatório

(Blog do Rafael Oliveira - 01 de Janeiro de 2019) Jair Messias Bolsonaro (PSL) assumiu hoje como o 38° presidente do Brasil em uma cerimônia especial no Congresso Nacional realizado às 15h15min, para um mandato que vai até 2022. Ele ficou emocionado durante o hino nacional e proferiu o seu primeiro discurso no cargo. 

Em seguida, às 16h35min, aconteceu o cerimonial rumo ao Palácio do Planalto. Às 17h01min, Bolsonaro subiu a rampa do Planalto, acompanhado de sua esposa, Michelle Bolsonaro, o seu vice, Hamilton Mourão, e a sua mulher, Paula. Ele foi recebido na rampa pelo então presidente Michel Temer (MDB) e então colocou a faixa presidencial.

Ele foi ovacionado a todo momento por brasileiros de vários pontos do país, onde muitos gritavam o seu apelido durante a campanha (mito). Seu discurso, agora no parlatório, foi bem nacionalista, de mudança política e com críticas aos governos anteriores

"Essa é a nossa bandeira e jamais será vermelha. Só será vermelha se for preciso o nosso sangue", disse Bolsonaro ao final de seu discurso.

O segundo discurso, resumidamente, teve mensagens de ter a missão de livrar o país da corrupção e da submissão ideológica. 

Durante o discurso, Bolsonaro prometeu libertar a nação da inversão de valores, defender os inocentes e policiais, ter uma política contra os criminosos, apoiar o verdadeiro "direitos humanos" em prol da sociedade e foi aplaudido quando disse que "o povo começou a se liberdade do socialismo".

Durante os seus deslocamentos, Bolsonaro optou desfilar em carro aberto, sendo contrário as recomendações de segurança. Antes do seu segundo pronunciamento, ele quebrou o protocolo deixando a sua mulher falar antes dele mesmo. Michelle fez um discurso emocionante em libras com uma intérprete ao seu lado apresentando a tradução em forma oral.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou em seu twitter oficial o presidente Jair Bolsonaro. Ele também elogiou o discurso do presidente brasileiro. 

"Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro, que acabou de fazer um grande discurso de posse - os EUA estão com você!", escreveu Trump na rede social.

Estiveram presentes também muitos chefes de estado. Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, foi o primeiro a chegar. Estiveram presentes também presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e o presidente do Chile, Sebastián Piñera, e o primeiro-ministro húngaro, Victor Urban. Além dos chefes de Estado e presidentes, 11 chanceleres, 3 vice-presidentes e representantes de organismos internacionais também acompanham o evento. 

Também estão em Brasília para a posse 158 jornalistas credenciados de 28 países. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, também chegou a Brasília na manhã desta terça. Pompeu, braço direito de Trump, publicou no Twitter que espera testemunhar a "transferência pacífica de poder" em uma das "democracias mais fortes da América Latina".

Evo Morales também estava presente e chamou o Brasil de "pátria grande", dizendo estar interessado no trabalho em conjunto com o país. Martín Vizcarra, presidente do Peru, estava no Brasil, mas precisou voltar após uma crise em seu país, sendo então representado pelo chanceler Nestor Popolizio. 

Maurio Macri (presidente da Argentina), Mario Benitez (presidnete do Paraguai), Tabaré Vázquez (presidente do Uruguai), Marcelo Rebelo de Sousa (presidente de Portugal) e Saad-Eddine El Otmani (primeiro-ministro de Marrocos) também estavam presentes, além de outros chefes de estado.




Hoje, Bolsonaro deu posse aos novos ministros do país. Ainda hoje terá uma recepção especial aos chefes de estado presentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.