Veja a reação dos jornais internacionais a Bolsonaro


Saiba o que a Imprensa Internacional está falando da posse de Jair Bolsonaro

Resultado de imagem para bolsonaro

(Blog do Rafael Oliveira - 03 de Janeiro de 2019) Jornais de diversos lugares do mundo tiveram como tema a posse do novo presidente do Brasil, em alguns até mesmo sendo destaque de capa.

Dentro do Brasil

O jornal mais famoso do Rio, O Globo, colocou como título da capa do seu jornal a frase "Bolsonaro propõe pacto nacional e fala em libertar o país do socialismo". O jornal popular Extra colocou a foto do presidente de ponta a ponta na capa com a frase "Agora é pra valer, tá ok?". O também popular Meia Hora teve o título "Bolsonaro chega pra mudar isso daí". Já o segundo maior jornal da cidade, O Dia, colocou a foto de Bolsonaro em cima e a de Witzel embaixo, mas o título foi direto "Jair Bolsonaro é o 28° presidente do Brasil"


Na Folha de São Paulo, a capa foi "Bolsonaro defende a família, ataca ideologias e valoriza a ação policial", já no Estadão o título foi "Presidente Bolsonaro repete discurso eleitoral", 

Já em Minas Gerais, o Estado de Minas teve como capa "Vamos restabelecer a ordem no país", enquanto "O Tempo" usou um título similar ao carioca O Globo.

O gaúcho Zero Hora citou em sua capa "Vamos restabelecer a ordem neste país", enquanto o Diário Gaúcho só colocou a foto de Bolsonaro e do seu novo gorvenador com a legenda "Sob nova direção". O Correio do Povo destacou no título "Uma nova história para o Brasil"O "Correio do Povo". E o 

O gaúcho NH disse também "Bolsonaro no planalto: uma nova era", assim como o baiano "A Tarde" disse "Começa a era Bolsonaro". 

O também baiano Correio disse "Bolsonaro defende pacto no país". Enquanto o pernambucano "Diário de Pernambuco" afirmou na capa o título "Um novo capítulo na história do Brasil". 

O maior jornal do Distrito Federal, Correio Braziliense", teve o título "Choro, beijo e proposta de reconstruir o Brasil". 

O SuperNotícia defendeu a primeira-dama com o título "Jair tomou posse Michelle mitou". O econômico Valor teve muitos assuntos na capa, mas o que mais se destacou foi "Bolsonaro mantém tom eleitoral". E o Jornal do Comércio disse "Bolsonaro defende pacto e sociedade sem divisões"

Fora do Brasil

Fora do Brasil, Bolsonaro foi também bastante comentado. . A notícia ganhou a página principal do jornal italiano Corriere della Ser a, que escreveu sobre o vídeo publicado por Bolsonaro antes da posse, no qual promete "mudar o destino" do Brasil.

O britânico BBC lembrou que Bolsonaro foi eleito por suas promessas de campanha contra a corrupção e a criminalidade. O também britânico "The Guardian" afirmou . “Suas palavras encantaram uma multidão de mais de 100.000 pessoas – muitas das quais viajaram à capital modernista para o evento, convencidas de que o populista de extrema direita pode resgatar o país conturbado da corrupção virulenta, do aumento do crime e da estagnação econômica”

O francês Le Monde afirmou que em Brasília "reina a emoção", mas diz estar preocupada com a vitória da extrema-direita. 

O norte-americano Washington Post fez uma comparação do novo presidente brasileiro com Donald Trump relacionando a movimentação do Brasil para uma política de direita. O Wall Street Journal e o New York Times deu ênfase para a flexibilização da venda de armas de fogo, mas o NYT terminou a reportagem dizendo que "O Partido dos Trabalhadores (PT), que venceu as últimas quatro eleições presidenciais, foi esmagado na votação de outubro depois que o país entrou em recessão, a violência disparou e escândalos de corrupção cercaram grande parte da elite” e lembrou que o PT bicotou a posse de Bolsonaro.

O espanhol "El País" compara Jair Bolsonaro aos governos desenvolvidos dos EUA, Israel, Itália e Hungria e conclui ressaltando na possibilidade de parceria entre os EUA e o Brasil devido ao comentário enviado pelo twitter por Donald Trump. Enquanto os argentinos Clarín e La Nación deram ênfase ao esquema de segurança da cerimônia de posse.

O português Diário de Notícias destacou a fala de Bolsonaro : “este é o dia em que o Brasil começou a libertar-se do socialismo”.  O israelense Jerusalem Post detalhou a cerimônia e destacou a presença do líder israelense e de Mike Pompeo em Brasília. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.