Botafogo é único bairro brasileiro a entrar na lista dos bairros mais descolados do mundo
Em comemoração ao seu 50º aniversário, a Time Out, uma das mais importantes plataformas globais de turismo e entretenimento, elegeu os 50 bairros mais descolados do mundo para conhecer.
Para isso, realizou uma pesquisa e perguntou: Há um burburinho sobre a área, com novos locais se abrindo? É um ótimo lugar para alguém visitar a cidade? E, mais importante: Parece um lugar em ascensão?
Com mais de 15 mil votantes ao redor do mundo, Botafogo foi o único bairro brasileiro a entrar na lista, ao lado de Yanaka (Tóquio), Strasbourg-Saint-Denis (Paris) e West Village (Nova Iorque).
A publicação ressalta o espírito vibrante do bairro que o fez conquistar o posto:
“Restaurantes centrados em torno da cozinha internacional, coquetéis impecáveis, cervejas artesanais locais e espaços colaborativos para eventos comunitários e culturais”
Botafogo é centro de novidades
A soma de diversos elementos resulta na atmosfera jovem e inovadora do bairro. Sua localização privilegiada e o preço do m² mais acessível do que nos bairros vizinhos atraem jovens empreendedores que fazem de Botafogo o centro das novidades do Rio.
A prática do consumo consciente e a busca por alimentos frescos de qualidade, sem exploração e crueldade animal, começou a se popularizar entre o público jovem e se fortalece a cada dia, forçando, inclusive, grandes corporações a repensarem seus processos.
A Junta Local nasceu para facilitar e encurtar o caminho entre os produtores e consumidores de alimentos orgânicos. Com a aderência do público, a instituição que atuava apenas na internet, estabeleceu gradativamente sua atuação física.
Rota da alta gastronomia
Em contrapartida, o bairro sedia restaurantes estrelados para atender aos paladares mais sofisticados. A arborizada Rua Conde de Irajá, com suas construções históricas, abriga muitos deles e já se tornou um importante polo gastronômico do Rio, colocando a cidade em diversos guias internacionais de restaurantes.
Prova disso é o público do Lasai, de 40 a 50% estrangeiro. O 64º melhor restaurante do mundo recebeu uma estrela Michelin em 2015 e repetiu a dose em 2016. Hoje é considerado o 16º melhor restaurante da América Latina.
Bonito por natureza
O que torna, porém, Botafogo único e especial em meio a tantos outros bairros descolados pelo mundo, é, claro, a riqueza natural do Rio de Janeiro.
Seu cenário exuberante encoraja a todos a levarem uma vida mais ativa com atividades a céu aberto. Seja qual for o seu esporte: corrida, caminhada leve, crossfit ou ciclismo, é sempre um privilégio poder se exercitar em meio às maravilhas do Rio.
Aos que topam um passeio de bike, a cidade do Rio oferece uma das maiores ciclovias da América Latina, que leva os moradores de Botafogo a todo canto da cidade.
Partindo do bairro, a ciclovia corta a Zona Sul e possibilita, de um lado, ir ao Aeroporto Santos Dumont e, de outro, chegar a Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon e até São Conrado.
No lugar certo
O morador de Botafogo pode resolver tudo a pé, caminhar até os shoppings do bairro, como o Botafogo Praia Shopping e o Rio Sul, ao barzinho ou à praia. “ Botafogo tem um excelente comércio, sob todos os aspectos. Muitos bancos, escolas, muitas creches.”, conta Leonardo Cruz, psicólogo clínico, morador do bairro há 4 anos.
“Por um lado, está próximo do Humaitá, um excelente polo gastronômico, e por outro, tem a praia de Botafogo e o aterro, onde podemos caminhar, andar de bike ou de skate”, completa Leonardo.
Além de toda a estrutura, o bairro desfruta de uma localização privilegiada da cidade, que o permite ter fácil acesso à diferentes bairros e regiões. Seja através da ciclovia, do metrô com suas mais de 40 estações conectando Zona Sul, Zona Norte e Barra ou de carro. Sem trânsito, o trajeto até o Aeroporto Santos Dumont é de cerca de 15 minutos e 10 minutos até o Bondinho do Pão de Açúcar.
Pela avenida da orla, ruas Pinheiro Machado e Humaitá e outra vias importantes, o morador de Botafogo se conecta facilmente a diversos pontos da cidade, tendo à sua disposição o que o Rio tem de melhor.
Morar em Botafogo
Personalidade somada à infraestrutura tornam o bairro um lugar altamente desejável para se viver e estar todos os dias. Por isso, a região tem atraído atenção e investimento de grandes incorporadoras.
Projetos modernos ajudam a dar o tom de frescor e atualidade às ruas do bairro, além de trazer opções de qualidade aos que desejam aderir ao life style de Botafogo.
Recém lançado, o ON, da RJZ Cyrela, traduz com fidelidade a essência do bairro. Por um lado, oferece no condomínio o conforto e a praticidade do que há de mais novo em termos de tecnologia e estilo de vida. Sofisticação e atualidade também ficam por conta do projeto, fachada, áreas comuns e paisagismo, assinados por uns dos maiores arquitetos do país.
Por outro lado, traz a simplicidade e a leveza da natureza para dentro dos apartamentos, através de uma vista privilegiada. Sua localização estratégica também dispensa a dependência do automóvel, proporcionando aos moradores um dia a dia mais ativo, leve, saudável e ensolarado. Conheça mais detalhes do empreendimento.
Opostos que se completam
O bairro de Botafogo não é novo. Pelo contrário, sua história se confunde com a história da cidade do Rio de Janeiro. Ainda sim, seus atributos atraem empreendimentos jovens e inovadores. Essa mistura entre tradição e modernidade o colocou na lista dos bairros mais descolados do mundo.
O contraponto, aliás, é uma constante no bairro. A natureza que convida a aproveitar o dia e a vibração da noite carioca. A boemia e sofisticação. História e novidade.
A convivência harmônica e complementar dos opostos é o que faz do bairro do Botafogo um lugar completo, atraente e cheio de charme!