Petrópolis quer sediar laboratório de Inteligência Artificial

O governo federal pretende instalar em todo país, pelo menos oito laboratórios de inteligência artificial e Petrópolis já se candidatou para sediar um deles. O assunto já foi apresentado ao Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Pontes, durante a cerimônia de expansão da capacidade do Supercomputador Santos Dumont, realizada em novembro deste ano. Além disso, para estimular ainda mais o setor, o poder público lançou a Lei da Inovação, para incentivar a chegada de novas empresas de tecnologia na cidade e também vem investindo no acesso à tecnologia nas comunidades: 20 Centros de Inclusão Digital estão em funcionamento em diversos bairros do município, com a oferta de cursos gratuitos.
“O setor da tecnologia emprega mais de duas mil pessoas e mantem empresas estáveis em Petrópolis que utilizam a mão de obra qualificada que é formada nas universidades petropolitanas. Temos o ambiente favorável, a cidade preparada para receber novas empresas e somos referência por abrigarmos o Supercomputador Santos Dumont, que foi expandido, o que reforça o título de maior computador da América Latina. O LNCC é uma referência e um orgulho para nossa cidade. Por isso, também queremos abrigar um laboratório de Inteligência Artificial”, explica o prefeito Bernardo Rossi.
Bernardo Rossi explica, ainda, que o fomento no setor tecnológico também foi reforçado com a Lei da Inovação, instrumento criado pelo poder público para incentivar a instalação de novas empresas na cidade, estimular o crescimento das existentes e chamar a atenção para as criações dos alunos dos cursos de tecnologia da cidade.
“A lei engloba a construção de instrumentos que fortalecem o setor e incentiva as criações tecnológicas, além de garantir que a administração pública também coloque em prática ações inovadoras, para desburocratizar ainda mais os serviços e facilitar a vida do cidadão. Essa é uma vitória do setor e do poder público”, disse.
A lei da Inovação prevê a estabilização de instrumentos que fortalecem o setor, como o Sistema Municipal de Inovação (SMI), o Conselho Municipal de Inovação (CMI), o Fundo Municipal da Inovação (FMI), o Selo de Inovação de Petrópolis e o Plano de Sustentabilidade e de Inovação do Executivo Municipal.
Fonte: diariodepetropolis