Atualidades - A relação do Café e a Sociedade Brasileira

 A História co Café no Brasil - E a sua realação com a sociedade atual


(Blog do Rafael Oliveira - Conteúdo Exclusivo - Minas Gerais) O café surgiu no Brasil próximo a 1720, no Pará, trazido por Francisco de Melo Palheta, após viagem à Guiana Francesa, reza a lenda, após receber de escondido do marido da sua amante. Lendas a parte, esse foi o primeiro passo histórico do Brasil, mas as mudas de café se adaptaram mesmo nas montanhas do sudeste. Com esse dinheiro, a prosperidade do Brasil começou e colocou o nosso país na mira internacional do comércio. 

O café já era consumido desde a Antiguidade, quando os habitantes da Etiópia, na África, passaram a conhecer a planta. Logo se tornou um sucesso na Europa e o principal produto de exportação do Brasil Império, criando os barões do café e até mesmo a República do Café com Leite. 

Hoje o café ainda é uma moeda muito forte, atrás apenas do Petróleo. O Brasil é um dos maiores exportadores, mas infelizmente mesmo assim bebemos o café de pior qualidade, exporando um dos melhores do mundo.

Com base nesse princípio, o documento CAFÉ - INFLUÊNCIAS NO PASSADO E NO HOJE foi criado, onde o Prof. Rafael Oliveira foi até uma das melhores fazendas do mundo pesquisar sobre o cultivo, a história e fazer um documentário de poucos minutos que pode servir de ponto de saída para muitas discussões com o seu grupo de estudo, com relação a filosofia, sociologia, geografia, história, redação e até mesmo literatura.

Assista acima o vídeo exclusivo.