Rios da França e Alemanha estão quase que completamente secos devido crise climática
(Blog do Prof. Rafael Oliveira - Rio de Janeiro, 22 de Agosto de 2022) Em vários lugares da Europa , a seca está reduzindo rios importantes e causando impactos trágicos para a indústria, frete, energia e produção de alimentos, somado a guerra da Ucrânia e o aumento do dólar/petróleo.
A Europa já fala em desabastecimento e os os meteorologistas dizem que a seca pode se tornar a pior do continente em mais de 500 anos.
O Rio Reno, na Alemanha, importante para o transporte de carga, irrigação, fabricação, geração de energia e consumo para toda a Europa, já está quase que evaporado. O mesmo acontece na França.
Na Itália, o Rio Po , o mais longo do país, e responsável por quase 40% da produção agrícula, estão dois metros abaixo do normal. Sem chuvas sustentadas na região desde novembro, a produção de milho e arroz para risoto está quase esgotada.
Na Espanha, que sofre sua pior seca em décadas, os arqueólogos ficaram encantados com o surgimento de um círculo de pedras pré-históricas apelidadas de “Stonehenge espanhol”, geralmente coberto pelas águas de uma represa.
Nesse vídeo, o Prof. Rafael Oliveira fala sobre o impacto dessa mudança climática para a economia europeia no desafio ATUALIDADES EM 60 SEGUNDOS.