Atualidades: Fiscalização nos Parques de Diversão

 Parque de Diversões - Um Perigo a Vista?


(Blog do Prof. Rafael Oliveira - Rio de Janeiro - 24 de Setembro de 2022) Há alguns dias um acidente paralizou os jornais da Índia, assim como alguns canais de podcast asiáticos, inclusive no CLUBHOUSE. O acidente do vídeo acima ocorreu por volta das 22h, com o brinquedo torre vertical.


Um total de 15 pessoas, a maioria crianças e mulheres, ficaram feridas no incidente. E esse assunto colocou em debate o perigo dos Parques de Diversão.


Parques como Hopi Hari, em São Paulo, também passaram por isso e foi uma péssima propaganda que quase faliu o parque. No Brasil, especificamente, nenhum órgão federal tem obrigação de fiscalizar os parques de diversões, segundo o Ministério do Turismo. O parque Terra Encantada, no Rio de Janeiro, por exemplo é um exemplo claro do parque que já foi chamado de DISNEY DO BRASIL e que depois de um acidente no seu brinquedo mais famoso acabou fechando as portas para sempre. 


Sem um órgão que acompanhe a manutenção dos brinquedos, cabe ao próprio parque se “autofiscalizar”. Os dois parques citados acima assumiram que os próprios engenheiros do parque são os únicos que fiscalizam o seu parque. 


Esse é um assunto rico que você poderá discutir em grupo na sua sala de aula ou grupo de estudos, elaborar uma redação e conversar com o seu professor com o tema relacionado a fiscalização nos parques de diversão. Sucesso!