Medida pode ajudar a solucionar poluição nas lagoas da Barra e Jacarepaguá
(Blog do Rafael Oliveira) O Governo Estadual, com apoio da iniciativa privada, anunciou nesse mês de Fevereiro que pretende agilizar as obras de drenagem de sedimentos das lagoas de Jacarepaguá, camorim, Tijuca e Marapendi.
A partir de agora, as obras realizadas pela concessionária Iguá, no Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, estão configuradas como um empreendimento estratégico do estado. A limpeza além de melhorar a qualidade de vida da região trará melhoras econômicas, como aumento das atividades de pesca, turismo e até mesmo o transporte aquaviário. Além disso, auxiliará na reprodução de espécies de peixes.
O Governo Estadual também pretende implantar ciclovias e adicionar essas lagoas dentro das rotas turísticas da cidade. O investimento será 250 milhões de reais nas operações de dragagem e retirada de resíduos das lagoas na região da Barra e Jacarepaguá nos três anos após o licenciamento. Pelo menos outros 126 milhões de reais serão nvestidos na implantação de coletores de tempo seco (CTS), que fazem a interceptação de esgoto nas tubulações de drenagem para evitar poluições futuras.