Cobrança de pedágio será suspensa na BR-040, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, e DNIT vai assumir o trecho
(G1) A cobrança de pedágio será suspensa a partir da próxima quinta-feira (16) na BR-040, no trecho que liga as cidades de Juiz de Fora e Rio de Janeiro. A informação foi confirmada ao g1 neste sábado (11) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que vai assumir a administração do trecho.
A reportagem entrou em contato com a Concer, administra os cerca de 180 km da rodovia há 27 anos, para mais informações em relação à situação. Em nota, a companhia afirmou que aguarda decisão da Justiça e que “busca com a ação judicial o cumprimento do contrato por meio do reequilíbrio econômico-financeiro da concessão”.
A área de concessão abrange nove municípios: Juiz de Fora, Matias Barbosa e Simão Pereira, em Minas Gerais, e Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis, Duque de Caxias e Rio de Janeiro, no estado fluminense. É um dos principais eixos rodoviários da região sudeste.
Atualmente, a Concer tem pontos de pedágio no km 102, na localidade de Xerém, em Duque de Caxias (RJ); no km 45,5, em Areal (RJ); e no km 816,7, em Simão Pereira (MG). O pedágio nas três praças não será cobrado no período até a nova concessão ser realizada, ainda não há prazo para que isso ocorra.
De acordo com o DNIT, “a autarquia ficará responsável pelos serviços de manutenção/conservação rotineira (tapa-buracos, roçada, limpeza do sistema de drenagem e sinalização), guarda patrimonial e guincho, garantindo ao usuário a trafegabilidade da via”.
O DNIT informou ainda que para retomada das operações, o Ministério dos Transportes, juntamente com as equipes do departamento e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizou reuniões relativas à transição e às obrigações contratuais, além de inspeções de campo no trecho que liga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora, que passa por Petrópolis.
A Concer está entrando com um apelo judicial e já tem apoio em uma instância.