Rio de Janeiro foi escolhido pela Universidade de Columbia para a criação de nova instituição

 Universidade de Columbia vai instalar no Rio de Janeiro centro de pesquisa sobre mudanças climáticas


Uma das principais universidades dos Estados Unidos vai instalar na cidade do Rio de Janeiro um importante centro de pesquisa sobre mudanças climáticas.

Em um evento que ocorreu no Museu do Amanhã, gerentes da instituição apresentaram o projeto na Cidade Maravilhosa. O projeto vem da premissa dos riscos do aumento da temperatura no mundo. Com isso, os principais cientistas do clima da prestigiada Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, vieram à cidade para lançar o centro de pesquisas e conexões sobre mudanças climáticas, o primeiro do gênero no mundo.

Alex Halliday, reitor fundador da Columbia Climate School, diz que o Rio é a cidade ideal para um projeto como esse, porque reúne diferentes aspectos da crise climática. Algo que interessa para o mundo todo.

O Rio de Janeiro foi escolhido para esta parceria com a Universidade de Columbia, entre outras razões, por ser uma cidade litorânea, vulnerável à elevação do nível do mar e com uma parcela importante da população em situação de risco. A ideia é promover estudos que abram caminho para soluções locais, replicáveis em outras partes do Brasil e do mundo.

Além do desenvolvimento de novas linhas de pesquisa e tecnologia, o projeto prevê o intenso intercâmbio de estudantes e cientistas dos dois países.