Concurso Biblioteca Nacional: 76 vagas
Um novo concurso público para a Fundação Biblioteca Nacional pode ter o seu edital publicado em breve! Isso porque, em contato com o órgão, fomos informados que 76 vagas foram solicitadas para preenchimento imediato.
Serão oportunidades para Analista de Administração, Bibliotecário, Profissional Técnico Superior e Técnico em Documentação, de níveis médio e superior.
Ainda de acordo com o órgão, a solicitação foi feita diretamente para a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do extinto Ministério da Economia.
- Fundação Biblioteca Nacional
- Status: Solicitado
- Banca: a definir
- Vagas: 76 solicitadas
- Salário: R$ 3.419,00 a R$ 5.035,29
- Últimos editais: FBN 2012 | FBN 2014
De acordo com o órgão, 76 vagas foram solicitadas ao extinto Ministério da Economia, pasta do antigo governo. O quantitativo de vagas solicitado foi distribuído da seguinte forma:
- Analista de administração – 02 vagas;
- Bibliotecário – 06 vagas;
- Profissional técnico superior – 01 vaga;
- Técnico em documentação I – 25 vagas;
- Técnico em documentação II – 33 vagas; e
- Técnico em documentação III – 09 vagas.
Sendo assim, a Fundação Biblioteca Nacional informa que solicitou “autorização para abertura de concurso público para o ano de 2023”. Se autorizado, o edital pode sair já este ano.
Concurso Biblioteca Nacional: carreira
Requisitos
- Bibliotecário: Ensino Superior em Biblioteconomia e registro no respectivo conselho de fiscalização do exercício profissional.
- Técnico em Documentação: Ensino Superior em respectivas áreas a serem definidas.
Atribuições
- Bibliotecário: Atividades de supervisão, orientação, acompanhamento e execução especializada, em graus de maior ou menor complexidade, das atividades de inventário, classificação, indexação, catalogação e registro de documentos bibliográficos, musicólogos, fonográficos, iconográficos e outros. Executar atividades relacionadas com as técnicas de documentação.
- Técnico em Documentação: Atividades de supervisão, orientação, acompanhamento e execução especializada, em graus de maior ou menor complexidade, das atividades de inventário, classificação, indexação, catalogação e registro de documentos bibliográficos, musicólogos, fonográficos, iconográficos e outros. Executar atividades relacionadas com as técnicas de documentação.
Estrutura remuneratória
Cargos de nível médio

Cargos de nível superior

Sobre a Biblioteca Nacional
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual. Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira.
Possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo.
Concurso Biblioteca Nacional: últimos editais
A necessidade de um novo concurso para a Biblioteca Nacional é emergencial, afinal, os últimos concursos já têm mais de dez anos! Os últimos editais foram publicados em 2014 (IDECAN) e em 2012 (FGV).
- Edital 2012:
- Assistente Administrativo – 27 vagas
- Assistente Administrativo I – 01 vaga
- Assistente Administrativo II – 01 vaga
- Assistente Administrativo III – 04 vagas
- Assistente Técnico Administrativo – 02 vagas
- Assistente de Documentação II – 09 vagas
- Edital 2014:
- Bibliotecário – 20 vagas
- Técnico em Documentação I – Biblioteconomia – 13 vagas
- Técnico em Documentação I – Arquivologia – 07 vagas
Concurso 2014
Com oferta de 40 vagas, todas os aprovados dentro do número de vagas foram convocados, sendo que um candidato solicitou desistência, mas foi substituído.
- 1ª etapa: Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
- 2ª etapa: Prova Escrita Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.
Com duração de 4 horas, a Prova Objetiva foi composta de 50 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada (A a E).

Foi considerado aprovado o candidato que obtivesse cumulativamente o mínimo de 50% de aproveitamento do total de pontos e 20% dos pontos de cada disciplina.
Também foi aplicada Prova Discursiva, no mesmo dia de realização das provas objetivas, constituídas de: 1 (um) estudo de caso para todos os cargos, sobre tema de natureza técnica específica de cada cargo, com extensão mínima de 20 e máxima de 30 linhas.