Prefeitura lança o Moto.Rio, app para o serviço de mototáxi na cidade
A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou recentemente um projeto para legalizar o serviço de Mototáxi na cidade do Rio de Janeiro através de um serviço de aplicativo. Esse é o Moto.Rio.
A plataforma já está recebendo cadastros de mototaxistas. A primeira fase foi a apresentação, em breve começará a segunda (o cadastramento) e por fim virá a implementação.
A Secretaria de Transportes da cidade do Rio avaliará cada um dos cadastros para evitar problemas de segurança.
“O que nós vamos fazer é ter um aplicativo da prefeitura, como já temos o Táxi Rio, sem cobrar nenhuma taxa para o mototaxista, para que ele possa desempenhar sua função, cumprir o seu serviço público, principalmente em áreas de mais difícil acesso da cidade, sem cobrar taxa nenhuma e com o serviço legalizado“, explicou o prefeito Eduardo Paes.
A lei federal diz que, para atuar, o mototaxista deve ter 21 anos, no mínimo 2 anos de habilitação na categoria A, utilizar colete de segurança e ser aprovado em curso do Conselho Nacional de Trânsito.
O Moto.Rio é desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio), em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).