Nômade Digital - Novo Público que tem ganhado o coração pelo Rio de Janeiro
A possibilidade de caminhar pelo calçadão antes de começar o dia de trabalho, ou assistir ao pôr do sol na praia após um dia estressante tem nome: nômade digital.
Trata-se de um pequeno grupo de trabalhadores privilegiados de trabalho remoto cujos contratos não especificam a cidade em que devem morar — por isso viajam o mundo, parando em cada cidade.
Além de ampliar a cobertura de internet 5G em toda a cidade, o projeto realiza promoções com redes hoteleiras para oferecer melhores tarifas aos estrangeiros.
A ascensão das cafeterias também trouxe novos locais de trabalho e ambientes digitais para mais perto da praia. O moderno café oferece acesso rápido à Internet, uma vasta selecção de snacks e vários tipos de café.
O Rio de Janeiro é uma das cidades mais caras do Brasil para se viver. Mas continua competitivo para esses expatriados em comparação com as metrópoles europeias e norte-americanas - ainda mais pelo câmbio. Com isso, os bairros de alto padrão da zona sul, como Leblon, Ipanema e Copacabana, ficam muito acessíveis para os estrangeiros. Outros bairros, como o Flamengo, Botafogo e o Catete, são opções mais baratas que ainda ficam perto das praias e dos locais de caminhada. Eles também oferecem vibrante vida noturna.
"Ao contrário de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, o Rio oferece as comodidades da cidade grande e belas praias, caminhadas e outros atrativos ao ar livre", afirma a nômade digital norte-americana Janeesa Hollingshead, que mora no Rio há um ano.
Praias, trilhas na mata e inúmeros quiosques estão ao seu alcance – pelo menos para quem tem dinheiro para morar no South End. Para os nômades digitais, é fácil encontrar entretenimento depois de fechar o laptop no final do dia de trabalho.
Há muitas atividades ao ar livre gratuitas ou de baixo custo, como academias ao ar livre na Praia de Ipanema, aulas gratuitas de ioga e spinning na praia e aulas de exercícios de alta intensidade no aplicativo Mude nas quais qualquer pessoa pode se inscrever.
Os entusiastas das caminhadas podem desfrutar de quilômetros de trilhas pela Mata Atlântica que circunda a cidade. Com cavernas, cachoeiras refrescantes e panoramas de tirar o fôlego, a floresta tem para todos os gostos.
Para os mais interessados em atividades culturais após o expediente, há muita música ao vivo, feiras de rua e eventos gastronômicos nos finais de semana.
(Texto de Victor Barbosa para o Blog do Prof. Rafael Oliveira)