Rio pode ganhar ponto de energia eólica no estado

 Claudio Castro firma parceria para desenvolver energia eólica no Rio


O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a TotalEnergies assinaram o Memorando de Entendimentos (MoU, na sigla em inglês), uma atuação em conjunto para o desenvolvimento da geração eólica offshore no estado. O acordo, com duração de dois anos, marca a colaboração entre o estado e a empresa nos estudos relacionados aos incentivos fiscais, tributários e à expansão para futuros projetos.

Ao assinar o documento, o governador Cláudio Castro manifestou a sua satisfação pelo avanço de ações sustentáveis no Rio de Janeiro, o que classificou como uma vocação. O acordo foi celebrado com Charles Fernandes, diretor-geral da empresa TotalEnergies EP Brasil e presidente da marca no país. Participou também o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal.

– É uma honra a assinatura deste memorando. É mais uma importante conquista para o conjunto de ações que estamos realizando nos últimos anos para recuperar o protagonismo do Estado do Rio de Janeiro, especialmente na pauta da transição ecológica. O Rio tem vocação energética, um hub do Brasil e o nosso objetivo é transformar o nosso estado na Capital Verde da América Latina – declarou o governador Cláudio Castro.

A TotalEnergies opera no Brasil há quase 50 anos, através de seis subsidiárias, e hoje emprega mais de 3.500 pessoas em seus segmentos de negócios, em atividades de exploração e produção, gás, energias renováveis (solar e eólica), lubrificantes, produtos químicos e distribuição.

O encontro não oficializou onde haveria esse investimento no estado.