Rio sobe em ranking de confiança para investidores

 Fitch eleva rating nacional do Rio de Janeiro e mais três estados



A agência de classificação de risco Fitch elevou de "AA(bra)" para "AAA(bra)" os ratings nacionais de longo prazo do estado do Rio de Janeiro. Além de também aumentar o nível de confiança da cidade de Niterói.

A grande vantagem desse reconhecimento é ajudar o país atrair aportes, pois é entendido como um porto seguro para o investidor.

Segundo a Fitch, as revisões "são usadas para modificar as classificações por motivos não relacionados à qualidade de crédito, para refletir mudanças na escala de classificação nacional e nas classificações de risco relativo de um país".

O rating em escala nacional mede se existe vulnerabilidade à inadimplência apenas para emissores locais no Brasil, excluindo os riscos de transferência e de conversibilidade. Ele reflete pontos fortes e fracos de cada emissor em uma jurisdição específica.

Os ratings dessas agências funcionam para o mercado financeiro como um termômetro das contas públicas de diferentes atores, como estados e empresas, já que evidencia a melhora na avaliação da agência em relação à capacidade de se honrar compromissos financeiros.

Esse tipo de informação pode influenciar na decisão de investidores estrangeiros alocarem capital no Brasil, por exemplo. No cenário corporativo, uma melhor classificação de crédito faz com que essas companhias consigam captar recursos de forma mais barata.

São Paulo, Paraná e Alagoas também subiram nesse ranking na mesma data.