O que é esperado para as Eleições 2024 no Rio
Blog do Rafael Oliveira - O ano de 2024 é um acirrado ano de eleição. Porém na cidade do Rio, o atual prefeito, Eduardo Paes, idera as intenções de voto para a prefeitura da cidade em todos os cenários e ainda no primeiro turno. Após o atual prefeito, os nomes que mais aparecem são o de Martha Rocha e Marcelo Freixo, seguido por Alexandre Ramagem.
Na pesquisa espontânea, quando não se apresenta ao entrevistado nomes de postulantes ao cargo, o atual mandatário também lidera com 26,2% das intenções de voto, seguido por Alexandre Ramagem (candidato de Jair Bolsonaro) e Marcelo Freixo (candidato dos partidos de esquerda), ambos com apenas 1% das intenções de votos.
Apesar de Eduardo Paes ter apoiadores tanto do espectro de esquerda, como de direita, o prefeito carioca tem buscado apoio tanto do presidente Lula, como também de bandeiras de direita. Uma das bandeiras levantadas por Paes para o próximo mandato é da segurança pública, apesar de ser uma prerrogativa do estado, mas um dos assuntos que mais são debatidos pelos eleitores de direita na cidade. Paes também acredita que tenha uma boa relação com ACM Neto e Antonio Rueda, ambos da frente da União Brasil. Lembramos que na última eleição, o candidato Jair Bolsonaro venceu no Rio de Janeiro com 52,7% das intenções de voto, o que certamente preocupa Eduardo Paes.
Acredita-se também que o partido do ex-prefeito Marcelo Crivella deverá apoiar Paes nessas eleições. Paes evita falar quem será o seu candidato nessa chapa a vice-prefeito, mas afasta a ideia de ser alguém sugerido pelo presidente Lula. O nome de Pedro Paulo (ex-candidato a prefeito que perdeu para Crivella) é um dos nomes comentados nos bastidores, mas nomes como Eduardo Caveliere, Carlo Caiado, Daniel Soranz, Guilherme Scheder e Felipe Santa Cruz também são bastante falados em sites como Folha de Sao Paulo, porém é esperado mesmo que Paes busque um nome de força para a sua chapa, uma vez que é esperado que ele concorra ao cargo de governador nas próximas eleições.
Entre outros que são esperados como candidatos aparece o nome de Doutor Luizinho, principal nome apoiado pelo atual governador, Claudio Castro. Pedro Duarte (novo) também deve voltar a aparecer nessas eleições, mesmo hoje como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal. Tarcísio Motta (PSOL) também deve se candidatar, uma vez que teve seu nome vinculado a um crescimento muito forte na ala dos eleitores do PSOL. Dani Balbi (PCdoB) é uma das maiores militantes da população LGBTQIA+ e mesmo sem a experiência dos colegas deseja se candidatar. O tradicional partido MDB deve apoiar o Pr Otoni de Paula, com experiência como líder do governo Bolsonaro na Câmara, mesmo não sendo um nome tão forte entre os moradores e até entre os partidos de direita.
As eleições municipais de 2024 acontecerão no dia 6 de outubro de 2024, o primeiro domingo do mês. Já o segundo turno, se houver, deve acontecer no último domingo do mês, dia 27 outubro, nas cidades com mais de 200.000 eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).