Macaé garante serviços gratuitos aos pets


 Macaé oferece super projeto aos pets da cidade



A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Animal de Macaé passa a oferecer diversos serviços gratuitos voltados aos pets, como acompanhamento veterinário, castração, averiguações de denúncias de maus-tratos ou vulnerabilidade animal, além de apoio logístico com agendamento, transporte e suporte geral aos procedimentos de castração. Por meio da Lei Complementar 322/2023 já foram realizados cerca de 800 atendimentos de denúncias de maus-tratos até o momento. Deste total, 405 representam demandas confirmadas, tipificadas criminalmente de acordo com o art. 32 da Lei Federal no 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

O apoio do órgão, nos casos de maior gravidade, conta com parcerias estabelecidas entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal, conduzindo os supostos autores à Delegacia de Polícia e auxiliando nas ocorrências, com os depoimentos e provas pertinentes.


De acordo com a Secretaria, os bairros com maior incidência de denúncias e ocorrências são: Aeroporto (37%); Centro (17,9%); Lagomar (17.9%); Miramar (14%), e Granja dos Cavaleiros (12,3%). As denúncias devem ser dirigidas ao e-mail oficial – protecaoanimal@macae.rj.gov.br - com anonimato garantido.


Na UBS Animal Evandro Moreira Tavares, que desde agosto de 2023 funciona no Parque de Exposições Latiff Mussi, no bairro Barreto, os animais têm a garantia de atendimento básico, vacinação e suporte clínico. Em cinco meses já foram registrados 4.301 atendimentos, contando com insumos de vacinação antirrábica, remoção de pontos, curativos, entre outros.

"Para atender a política pública de Proteção Animal, aprovada na Conferência Municipal de Proteção e Defesa do Animal, a secretaria conta ainda com o Programa de Adoção Responsável, desenvolvido para unir os tutores aos animais resgatados pelo órgão. A vermifugação, castração e vacinação prévia são garantidas, de forma que os animais adotados junto ao órgão são previamente tratados e entregues em perfeitas condições físicas e médicas aos seus tutores", frisa a secretária de Proteção Animal, Cristiane Paquini Fagundes Enrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.