Projeto do Museu do Amanhã


 Museu do Amanhã abre exposição imersiva nos ecossistemas da terra, no dia 30/01



A exposição “Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva” será a nova ativação do Museu do Amanhã a partir do dia 30 de janeiro. Na mostra, os visitantes poderão matar curiosidades sobre o funcionamento da floresta, do solo, e das vidas dos insetos, por meio de projeções em alta definição, sons característicos e estímulos olfativos. A exposição conta com a parceria do Sensory Odyssey Studio, em coprodução com o Muséum National d’Histoire Naturelle.

“A primeira exposição temporária de 2024 joga luz sobre a coexistência das espécies e a interdependência da humanidade com a natureza. ‘Sentir Mundo’ coloca os visitantes em diferentes perspectivas e no habitat de outras espécies, propondo um mergulho na rede de interação entre elas. A mostra também levanta questões de preservação ambiental, que dialoga com toda programação do Museu e reforça a importância do tema e de se pensar em soluções. Tenho certeza de que a exposição é um ótimo programa para todas as idades”, explicou João Falcão, diretor-geral do Museu do Amanhã.


Já no início da mostra, o público será exposto a cheiros criados especialmente para cada ecossistema que estiver visitando. Na área do dossel da floresta – cobertura formada pelas copas das árvores -, por exemplo, o visitante terá a sensação de estar na copa das árvores, além de “passear” lada a lado com microrganismos responsáveis pela vida subterrânea. Nesta imersão, o público poderá ouvir sons produzidos pelas formigas durante o seu trabalho, além de sentir o cheiro de terra molhada.

No ambiente seguinte, os insetos serão vistos em superzoom, para que o público tenha uma noção do complexo e rico processo de construção dos seus ambientes. No trajeto final, os visitantes serão preparados para a volta ao seu cotidiano, entendendo melhor como funciona o mundo microscópico do qual não tem sequer uma pálida noção.


A exposição “Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva” também contou com a participação do Museu Nacional, que desenvolveu três insetários para apresentar as espécies enfocadas nos ecossistemas presentes na mostra. O projeto original foi desenvolvido pelo Sensory Odyssey Studio, em coprodução com o Muséum National d’Histoire Naturelle, (Museu Nacional de História Natural).

O trabalho, que passou por Paris e Singapura, já recebeu 375 mil visitantes desde a sua inauguração, em 2021. No Rio, a exposição é apresentada pela Livelo, com o apoio da IFF e parceria da ESDI.

A exposição “Sentir Mundo – Uma jornada imersiva” fica em cartaz até o dia 2 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, sendo que a última entrada acontece às 17h. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Às terças-feiras a entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.