Barra da Tijuca ganha novo parque e ponto turístico
Em homenagem à cantora Rita Lee, que morreu em 2023, a prefeitura do Rio inaugurou um parque em uma parte do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, neste domingo (12). O projeto é um dos legados da Olimpíada do Rio.
O Parque Rita Lee foi construído em uma área de 136 mil metros quadrados e conta com:
- 1.100 árvores
- 70 arbustos
- Skate Park
- Muro de escalada
- Quadras poliesportivas
- Academia da terceira idade
- Parquinho
- Banheiros públicos
- Bicicletário
- Praça molhada
Parque Rita Lee, na Barra da Tijuca — Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio
"Rita Lee foi uma mulher disruptiva, ousada, que se posicionou contra o machismo, o racismo, o preconceito. A gente precisa enfrentar essas questões, e a Rita Lee ajudou nessas reflexões com a sua força, a sua energia, levando o debate, assustando conservadores e pessoas mais liberais, mas acima de tudo levando sua música, sua poesia, acalmando o coração de todos nós brasileiros", disse o prefeito Eduardo Paes.
O novo parque fica numa rota que conecta todas as principais áreas do Parque Olímpico, como as arenas, os terraços e o “live site”, esplanada destinada a eventos em frente à Lagoa de Jacarepaguá.
A prefeitura do Rio investiu R$ 36 milhões na construção do parque, e há outros quatro espaços de lazer para a população carioca em andamento: Parque Realengo Susana Naspolini, Pavuna, Oeste e Piedade.
Parque Rita Lee, na Barra da Tijuca — Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio
O parque tem fortes conexões com grandes eventos nos últimos anos da cidade. É por onde passaram atletas e torcedores dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos de 2016, e que, depois de 2 anos, passou a receber grandes eventos, como o Rock in Rio.
O espaço fica na Avenida Abelardo Bueno 3.401 e ficará aberto de terça-feira a domingo, das 6h às 22h.