Saiba a dramática história dos astronautas presos no espaço
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams vão ficar na Estação Espacial Internacional (ISS) até fevereiro de 2025, já que a nave deles teve um problema técnico e tanto a NASA como a BOEING não possuem qualquer tecnologia no momento para buscar eles.
Quem vai salvar a dupla norte-americana?
A Starliner retornará vazia à Terra no início de setembro com o piloto automático ativado, de acordo com Bill Nelson, chefe da Nasa. O sistema de propulsão da nave oferece muitos riscos para trazer a tripulação de volta em segurança, disse a agência espacial.
Essa exposição aumenta o risco de câncer para os astronautas. Ela também aumenta o estresse oxidativo no corpo. Eles também possuem grande chance de ter problemas ósseos, voltarem sem parte da audição, problema de visão, pedras nos rins e outros problemas crônicos de saúde.
Apesar dos riscos à saúde associados à viagem ao espaço, as necessidades mais imediatas são bem atendidas pela ISS. "Se, de repente, houver mais duas pessoas, elas não ficarão sem água, oxigênio ou comida imediatamente”, disse Reiter, já que missões de reabastecimento de alimentos, água, oxigênio e filtragem de carbono são enviadas regularmente à estação. A ISS também conta com seis dormitórios, dois banheiros e um ginásio. Além disso, o atendimento psicológico é auxiliado pela integração dos astronautas no trabalho contínuo da estação. Wilmore e Williams passaram os últimos dois meses envolvidos em trabalhos científicos e de apoio com os outros sete astronautas na ISS.
🚀Quem é Barry Wilmore?
- Criado em Mount Juliet, no Teennesse (EUA), Wilmore tem 61 anos e é capitão aposentado da Marinha americana.
- Ele já passou 178 dias no espaço ao longo da carreira. Foram 8 mil horas de voo e 663 pousos em porta-aviões.
- Participou de voos em ações militares no Iraque e na Bósnia.
- A missão da Boeing é a sua terceira na Estação Espacial Internacional.
- Fez parte da Expedição 41, entre setembro e novembro de 2014, para explorar a composição de meteoros e as alterações musculares e ósseas causadas pelo espaço. Nessa missão, passou 167 dias fora da Terra e fez 4 caminhadas espaciais.
- É casado com Deanna Newport e tem duas filhas.
🚀Quem é Suni Williams?
- Aos 58 anos, é astronauta da Nasa desde 1998 e veterana de duas missões espaciais.
- É a segunda astronauta mulher com maior tempo de caminhada no espaço: 50 horas e 40 minutos.
- Já passou mais de 3 mil horas voando, em 30 aeronaves diferentes.
- Como membro da tripulação do NEEMO2, ela ficou embaixo d'água por 9 dias no laboratório submarino Aquarius, da Nasa.
- Em 1989, foi promovida a aviadora naval e passou a se reportar ao Esquadrão de Combate de Helicópteros nos EUA. Participou de missões no Mediterrâneo, no Mar Vermelho e no Golfo Pérsico.
- Em setembro de 1992, fez parte de uma operação de socorro às vítimas do Furacão Andrew em Miami, na Flórida.
- É casada e considera Needham, em Massachusetts (EUA), sua cidade natal.