STF venezuelano emite ordem de prisão contra Milei (presidente da Argentina)
Confira o nosso vídeo:
https://youtube.com/shorts/lemt_Yvbtuo
O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela emitiu, a pedido do Ministério Público da própria Venezuela, um mandado de prisão contra o presidente argentino Javier Milei.
A justiça venezuelana também pediu a prisão da irmã de Milei e secretária-geral da Presidência, Karina Milei e da ministra argentina da Segurança, Patricia Bullrich, pela entrega aos Estados Unidos de uma aeronave da empresa estatal venezuelana Emtrasur.
Em comunicado publicado nesta segunda-feira (23), a Sala de Cassação Penal da Suprema Corte venezuelana informou que ordenou as prisões pelos supostos crimes de “roubo agravado, legitimação de capitais, simulação de fatos puníveis, privação ilegítima de liberdade, interferência ilícita na segurança operativa da aviação civil, inutilização de aeronaves e associação”.
As acusações se devem ao confisco e envio de Boeing 747 da Venezuela, que estava na Argentina, para os EUA, em fevereiro deste ano. Os norte-americanos alegavam que o Boeing tinha pertencido previamente à empresa iraniana Mahan Air, companhia aérea alvo de sanções por supostas ligações com a Força Quds da Guarda Revolucionária Iraniana, que o Departamento de Justiça norte-americano qualifica como “organização terrorista”.
Na ocasião, a Venezuela acusou a Argentina e os Estados Unidos de promoverem um “roubo descarado” da aeronave. Como resposta, proibiu que aviões de companhias argentinas sobrevoassem seu espaço aéreo. A aeronave venezuelana acabou destruída nos Estados Unidos.
A Venezuela não se pronunciou contra os Estados Unidos e o governo Biden. Porém Biden se manifestou contra a Venezuela.
Após o Ministério Público venezuelano anunciar, na semana passada, que pediria a ordem de prisão, o governo Milei repudiou a medida