O prefeito do Rio e candidato à reeleição Eduardo Paes anunciou em suas redes sociais nesta quarta-feira que concluirá a entrega da posse do terreno do antigo gasômetro, no centro da cidade, para o Flamengo. É nele que o clube pretende erguer seu futuro estádio.
O Flamengo havia arrematado o terreno em leilão realizado em julho, por R$ 138.195.000,00, que era o lance mínimo. No entanto, o caso foi parar na Justiça quando a Caixa Econômica Federal entrou com um mandado de segurança para anular o efeito do pregão.
Ao longo do imbróglio, as ações judiciais foram suspensas e ficou acertada uma tentativa de conciliação entre prefeitura do Rio, Flamengo e Caixa. As conversas ocorreram na Câmara de Mediação e de Conciliação da Administração Pública Federal (CCAF) da Advocacia-Geral da União (AGU).
o acordo prevê uma compensação financeira à Caixa Econômica Federal, que será dividida entre Flamengo e a Prefeitura do Rio de Janeiro. O clube carioca irá pagar R$ 23,9 milhões em parcelas durante os próximos cinco anos.
De acordo com as palavras do atual presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, a expectativa é que o estádio esteja pronto a partir do segundo semestre de 2029. Contudo, o mandatário entende que há possibilidade de a praça esportiva estar à disposição no final de 2028. Ou seja, em torno de quatro a cinco anos.
Assista a reportagem do nosso canal do youtube clicando aqui.