Placas do Mercosul chegam ao Rio de Janeiro


PRIMEIRAS PLACAS NO PADRÃO MERCOSUL FARÃO HOMENAGEM AO RIO DE JANEIRO

Primeiras 27 mil placas no padrão Mercosul do Rio de Janeiro farão homenagem ao estado (Foto: Divulgação)


(Blog do Rafael Oliveira - 27 de Setembro de 2018) Alguns cariocas já tiveram o prazer de encontrar na rua as novas placas de automóveis após a unificação em todo Mercosul. 

As placas já começaram a ser colocadas no dia 11 de Setembro. O estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a aderir ao novo padrão, com quatro letras e três números. Os custos ainda são os mesmos, R$ 219,35. Essa quantia muda de estado para estado, pois o valor é definido por cada Detran.

Porém, no caso do Rio, a notícia será ainda melhor, já que as primeiras placas ganharão uma homenagem ao Rio de Janeiro. Os primeiros 27 mil carros zero km adquiridos no estado receberão uma combinação das três primeiras letras e formará a palavra "RIO".

A homenagem valerá apenas para placas de veículos novos, mas todas as substituições de placas feitas a partir do dia 11 de setembro já serão no novo formato de placa.

A partir do dia 1º de dezembro de 2018 o padrão Mercosul será obrigatório em todo o país. Mas pode ficar tranquilo: os carros em circulação não serão obrigados a trocar suas placas, desde que permaneçam com o mesmo dono e no mesmo município. Mesmo se o carro continuar com o mesmo dono e município pelo resto da vida. 

As novas placas terão chips com uma criptografia desenvolvida pelo Denatran, semelhantes ao já conhecido QR Code. Cada um conterá um número de serial único, no qual haverá informações relativas ao carro para evitar a clonagem da placa, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.